quinta-feira, 30 de outubro de 2008


Resultados dos exames nacionais podem não estar directamente ligados com o real nível de conhecimentos dos alunos
FNE enaltece docentes que contribuem decisivamente para a melhoria das notas nos exames

Ofício enviado à Ministra da Educação

Pedido de Suspensão da aplicação do processo de avaliação
http://www.fne.pt/content/item/show/id/2620

sexta-feira, 24 de outubro de 2008


Sindicatos exigem imediata suspensão da avaliação dos professores
Plataforma Sindical de Professores vai exigir, esta sexta-feira, a "imediata suspensão" da avaliação de desempenho, depois de docentes de várias escolas terem aprovado moções e abaixo-assinados contra o processo.
Professores de pelo menos quatro escolas do país aprovaram moções e abaixo-assinados, a que a Lusa teve acesso, a pedir ao Ministério da Educação a suspensão do processo de avaliação de desempenho. Foram elas o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, na Secundária D. João II, em Setúbal, no Agrupamento Clara Resende, Porto, e na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Real, onde os docentes recusaram mesmo entregar os objectivos individuais, um dos procedimentos previstos no processo.
No entanto, segundo Lucinda Manuela, dirigente da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE), "em 17 a 20 escolas ou agrupamentos de escolas" já foram aprovadas pelos professores tomadas de posição a pedir a suspensão do processo de avaliação de desempenho. ..

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Computador “Magalhães”


SPZN indignado com prepotência do ME
Sem pôr em causa a utilidade do uso dos computadores na sala de aula, pelos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, o Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN), no âmbito da FNE, considera que o Ministério da Educação (ME) está a usar abusivamente os professores do Ciclo como “promotores de vendas das operadoras móveis”.
“Sobrecarregados com uma enorme e despropositada carga burocrática, aos professores só falta venderem o ‘Magalhães’ aos encarregados de educação, depois de lhes sugerirem qual, em sua opinião, será a operadora mais adequada para o seu educando!”.
O SPZN insurge-se ainda pelo facto do ME estar a “fazer figura de rico com o dinheiro dos outros”, pois se a aquisição de um serviço de acesso à Internet de banda larga é facultativa, logo que os encarregados de educação recebam os portáteis, os operadores notificam os encarregados de educação para procederem ao pagamento do computador Magalhães, de acordo com o escalão de Acção Social Escolar (ASE) do aluno.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

SPZN/FNE e Ministério da Educação continuam em desacordo sobre concursos de professores

Falta apenas uma reunião para negociar o projecto de diploma proposto pelo ME
A uma reunião do fim deste ciclo de encontros de trabalho, o SPZN/ FNE ainda não teve resposta às diversas questões que foram sendo suscitadas nas reuniões anteriores. É imperioso que se parta do conhecimento prévio das reais necessidades permanentes do sistema educativo e só depois se proceda à realização dos concursos.
O SPZN/ FNE continua a rejeitar que este projecto de diploma dite que o resultado da avaliação de desempenho interfira com a graduação profissional, bem como não deixará de exigir a diminuição da extensão geográfica das zonas a que os docentes dos Quadros de Zona Pedagógica ficam obrigados a concorrer.
Sendo verdade que o SPZN/ FNE se mantém contra a divisão da carreira em duas categorias, não é menos verdade que, a ser essa divisão imposta, não pode haver novas discriminações. E, como tal, a FNE exige que os professores titulares tenham os mesmos direitos que os restantes docentes, concretamente em termos de concursos, como a opção pela mobilidade ou transferência de lugares de quadro.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

BRAGA SUL DIZ: PRESENTE


Todos a Lisboa no dia 8 de Novembro

A FNE mobiliza todos os educadores e professores a participarem no plenário nacional do próximo dia 8 de Novembro.
Não fiques em casa, contacta o secretariado de Braga Sul (Famalicão) e faz a tua inscrição.
Dá voz à tua revolta
.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

CONCURSOS/ CÍCLICAS


4.ª Cíclica

Consulte as listas emhttp://www.spzn.pt/

VAMOS DENUNCIAR OS EXCESSOS E EXIGIR RESPEITO PELO HORÁRIO DE TRABALHO

A FNE está a acompanhar atentamente a forma como decorre o processo de distribuição dos horários aos docentes portugueses, com a preocupação de que os limites impostos pela lei sejam sistematicamente respeitados.
Mas, para além da formalidade dos horários distribuídos, tem-se continuado a assistir no presente ano lectivo à marcação de inúmeras reuniões e à distribuição de tarefas que, para serem concretizadas, revestem a obrigação inaceitável de, sem qualquer compensação, ter trabalho muito para além do limite das 35 horas semanais que a lei impõe aos docentes portugueses.
Para a FNE, é imperioso acabar com este sistemático atropelo dos limites do tempo de trabalho. E que, nos casos em que seja absolutamente imprescindível realizá-lo, que daí resulte a remuneração extraordinária que a lei também prevê.
É inaceitável que os professores portugueses estejam a pôr em causa o legítimo direito à conciliação entre o tempo de trabalho e o tempo individual.
É neste quadro que a FNE desenvolve a presente campanha pelo respeito pelo tempo de trabalho.

Mais pormenores em http://www.spzn.pt
ou contactar Artur Silva através do n.º 252374134

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Proposta inaceitável


O SPZN no âmbito da FNE considera inaceitável proposta do ME para alteração do diploma de concursos
O SPZN no âmbito da FNE considera inaceitável a proposta de que o resultado da avaliação de desempenho interfira com a graduação profissional. Com efeito, estando a classificação de Muito Bom e Excelente dependente de um regime cego de quotas, é profundamente injusto que haja reflexo destas classificações no processo de colocação de professores.
O SPZN no âmbito da FNE considera ainda inaceitável que o ME pretenda alterar o diploma legal de concursos docentes sem que se tenham determinado, em processo negocial, os critérios que deveriam presidir à determinação do número de lugares de quadro de agrupamento de escolas e escolas não agrupadas.
O SPZN não aceita que um número muito significativo de docentes de Quadro de Zona Pedagógica sejam obrigados a concorrer a zonas geográficas extensíssimas (como é o caso de todo o Alentejo e Algarve) quando em processos anteriores de concurso, já tinham obtido colocação para áreas geográficas reduzidas.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A turma


A ESCOLA EM CINEMA
No momento em que a classe política está preocupada com os mercados financeiros, e os seus efeitos perante a “globalização”, o realizador Laurent Cantet coloca-nos, com a sua recente obra cinematográfica “a Turma”, diante a “globalização cultural” de uma escola localizada na periferia da cidade de Paris.Baseado no livro de François Bégaudeau, o filme A Turma – galardoado no último Festival de Cannes com a Palma de Ouro –, foi exibido em ante estreia no dia 1 de Outubro, passando a estar acessível a todos os interessados pelas problemáticas da “globalização” e a escola, a partir de finais de Outubro, em diversas salas do país.

Concursos de Professores


Reunião com o ME marcada para a próxima terça-feira visa alteração do diploma legal dos concursos de professores
FNE não recebe documento do Ministério para análise de reunião sobre concursos
Aliás, esta não seria a primeira vez que o ME actuaria dessa forma, chegando os sindicatos a ter conhecimento, no passado recente, de diversos diplomas e respectivas alterações através dos órgãos de comunicação social, o que vai contra a lógica de diálogo com os parceiros sociais.

Resolução 4/10/2008


POR UM ESTATUTO DE CARREIRA DOCENTE QUE PRESTIGIE A PROFISSÃO DOCENTE
POR UM MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO QUE RESPEITE OS PROFESSORES

Conferência Nacional FNE


FNE já está a preparar um novo modelo de avaliação dos docentes.

Depois da constituição do Observatório e, tendo em conta que o processo de avaliação, vai ser negociado a partir do próximo ano, a FNE quer ver envolvidos, os principais actores e acabar com, o que diz ser, um processo complexo, desgastante e burocrático.