terça-feira, 30 de junho de 2009

Partidos políticos respondem a reivindicações da FNE


Conferência “Que Política educativa para a legislatura de 2009-2013?”
Decorreu Terça-feira, 30 de Junho, em Lisboa sem que o PS tenha enviado qualquer deputado!...
Estiveram presentes deputados do CDS-PP, PSD, BE e PCP.

quarta-feira, 17 de junho de 2009


Relatório da OCDE
Professores portugueses perdem muito tempo a manter disciplina na aula
Os professores portugueses perdem muito tempo na sala de aula até conseguir o ambiente de aprendizagem ideal, confessam num inquérito feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), realizado no ano lectivo de 2007/2008. O estudo Criar Ambientes Eficazes de Ensino e Aprendizagem feito em 23 países através de questionários a docentes do 3.º ciclo do ensino básico foi divulgado ontem, no México.

terça-feira, 16 de junho de 2009



Face à intransigência do ME em não abdicar da realização de uma prova de avaliação de competências e conhecimentos para todos os que pretendem candidatar-se ao exercício de funções docentes, oSPZN/ FNE tudo tem feito, nas mesas negociais, para que todos os docentes contratados, que têm servido o sistema, sejam dispensados da realização da prova.

Escolas Prioritárias

Listas de colocação definitivas – Aceda à aplicação de consulta e aceitação – (Aceitação até dias 17 de Junho às 24 horas) - 15/06/2009

segunda-feira, 1 de junho de 2009

FNE quer formação especializada para professores avaliadores

A Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) defendeu hoje que os professores avaliadores devem ter «formação especializada adequada», salientando que o processo de avaliação docente deve «assentar no pressuposto do reconhecimento dos avaliadores pelos avaliados».
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=391624


Entrevista









-->Filósofo José Gil diz que o Ministério da Educação “virou todos contra todos”







P- Pode-se dizer que o modelo de avaliação aprovado para os professores do ensino básico e secundário constitui uma exponencialização do fenómeno que descreveu?
JG – Absolutamente, porque, para empregar a sua palavra, houve uma exponencialização dos parâmetros. É incrível o número de parâmetros, das grelhas de avaliação, das propostas. Sem se saber como é possível. Em Portugal passou-se uma coisa muito má. Tudo aquilo, a avaliação que o Ministério propõe, com que não estou de acordo, pressupõe uma relação entre professor e aluno que foi destruída. Quando se vai aferir numa grelha de avaliação a relação afectiva entre professor e aluno, porque somos muito espertos e sabe-se que a afectividade tem uma importância enorme na cognição, na aprendizagem cognitiva. Mas a relação afectiva foi destruída.
P- Mas existe contestação. Por exemplo, precisamente por parte dos professores ao longo de todo este ano.
JG - E qual foi a resposta do Governo? Foi uma resposta autoritária extraordinária que foi dizer: você não existe. Faz-se como se 120 mil manifestantes não existissem e isso vai paralisar, vai desmoralizar. A primeira fase é a perplexidade, depois vem o desânimo, depois vem a depressão. Certamente que muitos que pediram a reforma antecipada estavam na manifestação.
P- Ficámos com uma escola pior?
JG- Arriscamo-nos a isso. A escola já não era boa. A escola precisa de reformas, é necessário pensar uma avaliação, mas para pensar uma avaliação temos primeiro que pensar em conteúdos. A primeira das coisas a fazer é revalorizar os professores, agora. A relação geral dos alunos relativamente ao saber é de rejeição. A ideia do professor como alguém que abre as portas para o mundo acabou ou está em vias de acabar. Isto tem de ser restaurado. Depois tem que se parar com a avaliação multiplicada a todo o instante. Estamos sempre a comparar-nos. O mal desta avaliação é que ela compara e a competitividade, a rivalidade, que existem numa escola, que são necessárias para a aprendizagem, torna-se inveja.