sexta-feira, 27 de novembro de 2009

CEIA DE NATAL



O Secretariado de Famalicão convida todos os seus associados, familiares e amigos para uma CEIA DE NATAL a realizar no dia 17/12/2009 pelas 20h15.
Mais informações no Secretariado, pelo telefone 252374134.
PARTICIPA!

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

SPZN/FNE saúda fim da divisão dos Professores em duas categorias


O SPZN/ FNE congratula-se com o resultado da votação de hoje na Assembleia da República que determina como orientação o fim da divisão dos Professores Portugueses em duas categorias.
Elimina-se, assim, um dos factores que mais perturbação trouxe às Escolas Portuguesas nos últimos anos e que resultou da imposição do Ministério da Educação de Maria de Lurdes Rodrigues de um Estatuto de Carreira Docente que assentava naquela divisão e numa concepção meramente burocrática da profissão docente.

2º Ciclo de avaliação vai obedecer a regras novas


ME manda escolas evitar procedimentos inúteis

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

domingo, 15 de novembro de 2009

Secretariado Nacional FNE



O Secretariado Nacional da FNE, reunido em Lisboa no dia 14 de Novembro de 2009, tendo procedido à análise dos acontecimentos mais recentes, aprova as seguintes orientações:

- Apreciação global
- Revisão do Estatuto da Carreira Docente e da avaliação de desempenho
- Encerramento do processo avaliativo de 2007/2009
- Novo ciclo avaliativo
- Iniciativas parlamentares
- Outras questões reivindicativas
- Ensino superior
- Uma visão global da Educação

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

FNE avisa ministra que será necessário um "esforço muito grande" para pacificar os professores

A FNE alertou hoje para a necessidade de "um esforço muito grande" da parte da ministra da Educação, Isabel Alçada, para obter um consenso dos professores relativamente ao estatuto e avaliação da carreira docente.


"Agora, é necessário passarmos dos anúncios, destas afirmações de princípios, para a sua concretização. É exigido um esforço muito grande da parte do Ministério da Educação", afirmou à Lusa João Dias da Silva, secretário-geral da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação.
João Dias da Silva reagia a uma entrevista de Isabel Alçada, na quinta-feira, durante a qual a nova ministra da Educação prometeu apresentar, já na próxima semana, "soluções e possibilidades" relativamente ao Estatuto dos Professores e ao novo modelo de avaliação.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

ACÇÕES DE FORMAÇÃO 2010- SECRETARIADO FAMALICÃO

MATEMÁTICA DINÂMICA- OFICINA DE FORMAÇÃO
N.º DE HORAS: 25h presenciais+25h não presenciais; CRÉDITOS : 2
PÚBLICO: Professores dos grupos 230 e 500
HORÁRIO: 9h30- 12h30/14h30- 16h30
DATAS: 9,16,23 e 30 de Janeiro; 6 de Fevereiro

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM : O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
N.º DE HORAS: 25; CRÉDITOS: 1
PÙBLICO: Professores dos grupos 100,110,200,210 e 220
Horário: 9h30-12h30/14h30-17h30 (último dia 9h30-12h30/14h00-18h00)
DATAS: 20 e 27 de Fevereiro; 13 e 20 de Março

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Ensino: Paz à vista entre governo e sindicatos

Ministra promete nova avaliação

Governo e sindicatos enterraram ontem o machado de guerra e comprometeram-se a avançar para negociações com vista à elaboração de novo modelo de avaliação de desempenho no quadro de nova revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD). Isabel Alçada recebeu todos os sindicatos, que ao longo do dia se foram mostrando confiantes na mudança, e ao final do dia a própria ministra da Educação confirmou-a.
"Vamos iniciar um diálogo e, com base nas propostas dos sindicatos e das escolas e em relatórios técnicos como o do Conselho Científico para a Avaliação de Professores e da OCDE, vamos equacionar o novo modelo de avaliação e o novo ECD. Tudo faremos para que os professores se reconheçam neles", disse Isabel Alçada, acrescentando: "Precisamos que os professores tenham serenidade, invistam o seu esforço na sala de aula e que o tempo que dedicam à avaliação não seja excessivo."



A FNE considera que a reunião de hoje com o Ministério da Educação marca “o princípio do fim” do actual modelo de avaliação dos professores e manifesta-se confiante em que o ciclo avaliativo que agora arranca terá novas regras.
"O que nós achamos que é importante, e que resulta desta reunião, é que os professores não têm de estar preocupados em formular objectivos e prosseguirem o trabalho à luz do modelo de avaliação que está a terminar”, afirmou o secretário-geral da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE).
Questionado se recebeu garantias de Isabel Alçada de que as escolas já não precisam de avançar com os procedimentos à luz do actual regime, João Dias da Silva respondeu: "É uma presunção minha"

sábado, 7 de novembro de 2009

Margarida Moreira deixa DREN


Margarida Moreira já não é directora regional de Educação do Norte. A dirigente já tinha enviado uma carta às escolas da Região Norte, dando conta que já comunicara a decisão de abandonar o cargo à ministra da Educação. Para o seu lugar foi escolhido António Leite, até agora director-adjunto da DREN.

Na carta, Margarida Moreira fala do fim de um ciclo, manifestando--se “grata e orgulhosa” pelos sete anos à frente da DREN. Fernando Charrua, professor suspenso por ter comentado a licenciatura de José Sócrates, considerou “tardia” a substituição. João Dias da Silva, da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação, referiu-se a António Leite como alguém com quem se pode dialogar”, ao invés de Margarida Moreira, uma pessoa que “tomou posições desajustadas”.


quarta-feira, 4 de novembro de 2009

SEMINÁRIO

Seminário sobre «Avaliação de Riscos Profissionais», terá lugar no próximo sábado, dia 7 de Novembro, no auditório da CESPU em Famalicão, entre as 9h e as 17h. Na parte da manhã será discutido um estudo realizado em diversas escolas, no qual se avaliam os riscos psicossociais a que estão sujeitos os professores.
ENTRADA LIVRE!
PARTICIPA