terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Professores: Fenprof e FNE rejeitam proposta quase final


Educação longe do acordo
A proposta quase definitiva do Governo para revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD) e modelo de avaliação mereceu ontem a rejeição das principais estruturas sindicais. O Governo mantém limitação de vagas e propõe alterações consideradas insuficientes.

Alçada ainda não satisfez pretensões de sindicatos

Os sindicatos estão insatisfeitos por promessas verbais do ME não constarem no documento ontem entregue. Em causa está a pretensão de que todos os docentes com "Bom" possam atingir o topo da carreira antes de se reformarem.
"As propostas carecem de correcção e de serem melhoradas", disse Dias da Silva ao JN. "Este documento ainda não corresponde às nossas expectativas, mas esperamos chegar quarta-feira a um que nos satisfaça", concluiu.

Proposta final do ME para revisão do ECD

O Ministério da Educação apresentou ontem a sua proposta de Acordo de Princípios para a revisão do ECD e da Avaliação de Desempenho.

ler:http://www.fne.pt/content/item/show/id/3198

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Terceiro ciclo do ensino básico vai ter menos disciplinas



O 3.º ciclo do ensino básico terá um novo currículo já a partir do próximo ano lectivo, anunciou ontem a ministra da Educação, Isabel Alçada. O número de disciplinas vai ser diminuído, embora se mantenha a mesma carga horária. Deste modo, explicou Alçada, os alunos terão "mais tempo" para poderem trabalhar cada disciplina. Haverá "menos dispersão", acrescentou.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

SPZN/FNE quer ver acesso ao topo da carreira alargado aos professores com Bom



A Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) propôs hoje ao governo o acesso ao topo da carreira a todos os docentes com "Bom" na avaliação, tendo o Ministério da Educação garantido que há margem para discutir a ideia.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Estatuto da Carreira Docente: FNE apresenta primeira resposta ao ME



Princípios sobre a revisão do estatuto da carreira docente e a sua articulação com a avaliação de desempenho.