terça-feira, 30 de março de 2010

Estatuto da Carreira Docente vai a Conselho de Ministros. Este ainda não é o nosso ECD!



Finalmente, a revisão do ECD que resulta do acordo de Janeiro passado entre a FNE e o Ministério da Educação vai a Conselho de Ministros.

Docentes - Avaliação de Desempenho



Avaliação de desempenho 2008/2009 (elementos dos órgãos de gestão e directores CFAEs)

segunda-feira, 29 de março de 2010

FNE e ME reúnem sobre Estatuto do Aluno


No dia 30 de Março, pelas 11h, decorrerá em Lisboa uma reunião entre a FNE/SPZN e o ME sobre as propostas para revisão do Estatuto do Aluno.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Concursos e Avaliação para os Professores e Leitores de Português no Estrangeiro



Uma Delegação da FNE/SPZN reuniu-se ontem com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga, pelas 11:30h, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, com o fim de analisar a apresentação de uma proposta de cronograma de procedimento concursal para formação de uma bolsa de recrutamento de Professores e Leitores,

quinta-feira, 25 de março de 2010

Ultimam-se os diplomas legais que concretizam o acordo de Janeiro

Decorreu no dia 24 de Janeiro uma nova reunião entre a FNE e o Ministério da Educação, desta feita para apreciação do decreto regulamentar que define o novo modelo de avaliação de desempenho dos docentes portugueses.

terça-feira, 23 de março de 2010

Assembleia de representantes de sindicatos reconstitui FNE



Em assembleia realizada no dia 22 de Março, os presidentes dos sindicatos da FNE reinstalaram juridicamente esta Federação, depois da extinção jurídica determinada pelo Tribunal.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Conclusão da revisão do ECD sem as propostas mais recentes do ME



O Ministério da Educação anunciou ao fim da tarde do dia 18 de Março que tinha decidido retirar as propostas novas que constavam do documento de revisão do ECD apresentado no dia 15 de Março, e que não tinham constado do processo negocial entretanto decorrido.Ficam assim restabelecidas as condições que permitem a finalização desta revisão do ECD, em sede de negociação, e com o objectivo fundamental de concretizar o acordo celebrado em Janeiro passado.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Assembleia geral do SPZN


Realiza-se amanhã,dia 18 de Março entre as 18h00m e as 19h00m uma Assembleia Geral do SPZN. Em Famalicão a mesa de voto será na sede do Secretariado Regional.

Ler:http://www.spzn.pt/index.php?op=actualidades&method=view&id_sel=3078

Última proposta do ME prevê soluções não tratadas nas negociações

A FNE/SPZN recebeu a última proposta do ME para a revisão do ECD.Trata-se de um texto que nos surpreende negativamente, porque insere articulado que nunca esteve em cima da mesa das negociações.
Ler:http://www.spzn.pt/index.php?op=actualidades&method=view&id_sel=3077

terça-feira, 16 de março de 2010

FNE pioneira na luta contra a violência na escola


Em Março de 2007, a FNE/SPZN entregou à Ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues uma proposta aprovada pelo secretariado da federação na qual se considerava que as direcções dos estabelecimentos de ensino deveriam passar a ter a obrigação de denunciar ao Ministério Público todas as situações de violência que se verificassem no espaço escolar ou que fossem devidas à função exercida por professores e funcionários ao serviço da comunidade escolar.

Na mesma proposta, era também referido que as agressões a pessoal docente e não docente fossem efectivamente investigadas, a FNE propunha igualmente uma alteração ao Código Penal para que ficasse explícito o "carácter público destes crimes".

No passado, como agora continuamos a manter a mesma posição!

Ministra quer “dar mais força” a directores de escolas para resolver violência


A ministra da Educação, Isabel Alçada, insistiu hoje que é preciso “dar mais força” aos directores das escolas para resolver casos de agressões e de “bullying” em meio escolar, considerando “grave” ...

Reunião no Parlamento


Amanhã, dia 17, pelas 16h., a FNE estará reunida com a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, para ser ouvida sobre os Processos de Revisão da Carreira e Avaliação de Docentes.

ME confirma concretização do acordo

Em contacto com a FNE/SPZN, o Ministério da Educação garantiu que, o mais tardar no início da próxima semana, serão apresentados os documentos legais – decreto-lei, decreto regulamentar, portaria e despacho - que concretizam o acordo celebrado em 7 de Janeiro passado.

Equiparação a bolseiro


Prazo de candidatura - os candidatos, de 16 a 31 de Março, deverão aceder ao formulário electrónico a disponibilizar em www.dgrhe.min-edu.pt, para inscrição dos dados.

Professores Aposentados

Almoço convívio de Páscoa dos Professores Aposentados SPZN
Vamos encontrarmo-nos e fazer por passar bem estas horas de convívio neste Tempo Pascal.
O almoço realiza-se no próximo dia 25 de Março pelas 12:30 no Hotel Tuela.
As inscrições deverão ser feitas na sede do SPZN - Rua de Costa Cabral, 1035.
Para mais informações contactar - 225070000 ou 225070033
Só poderá participar quem tiver feito a inscrição .

Boletim dos Professores Aposentados

Profissionalização em serviço


Os docentes que se encontram nas condições mencionadas nesta informação da DGRHE deverão apresentar, junto da direcção dos estabelecimentos de ensino onde exercem funções, os comprovativos dos requisitos do Despacho nº 14940/2008 (Diploma do Ensino Primário Particular e Declaração de Tempo de Serviço), requerendo de imediato a reclassificação na carreira correspondente à habilitação profissional, tabela E do CCT do EPC, com efeitos a 1 de Setembro de 2009, conforme Nota Informativa da DGRHE de Dezembro de 2008. ~

sexta-feira, 5 de março de 2010

Revista Férias SPZN 2010

Já disponível no Secretariado de Famalicão.

Profissionalização em serviço


Despacho n.º 4037/2010

Considerando que o despacho n.º 10151/2009, de 2 de Abril, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 74, de 16 de Abril de 2009, prevê o reconhecimento como profissionalização em serviço...

terça-feira, 2 de março de 2010

PORDATA



Foi lançada, recentemente, pela Fundação Francisco Manuel dos Santos a PORDATA, um serviço público de dados sobre Portugal, destinado a todos os interessados em obter informação rigorosa sobre o país.
Este serviço, que surgiu da continuidade de dois projectos coordenados por António Barreto, A situação social em Portugal: 1960-1995 e A situação social em Portugal: 1960-1999, faculta o acesso a dados, sob a forma de séries cronológicas, desde 1960 até à actualidade. A informação, dividida por doze áreas temáticas, é disponibilizada por diversas entidades oficiais com competências de produção de informação nas áreas respectivas.
Temas com informação relevante na área das bibliotecas e da educação:
Educação >>
Cultura > Bibliotecas e livro >>

segunda-feira, 1 de março de 2010