Adesão (cerca de 90%) foi um “aviso sério” ao Governo
ME TEM DE ADOPTAR ATITUDE NEGOCIAL
E OUVIR AS NOSSAS PROPOSTAS
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Saldou-se por um êxito a greve de hoje dos educadores e professores. Segundo o SPZN/FNE, em todo o país não encontramos uma única escola em que não tenha havido professores em greve. A adesão rondou os 90%, sensivelmente a mesma da última paralisação que teve lugar em Dezembro do ano passado.
Para o presidente da Direcção do SPZN e secretário-geral da FNE, que esteve esta manhã em várias escolas do Porto, os números desta greve são um “aviso sério dos professores” ao Governo e ao ME em particular, de que “este ECD não serve, antes contribui para a aumentar a instabilidade nas escolas e para a desmotivação e descontentamento dos profissionais”. Daí a vontade assumida por muitos professores com uma vida dedicada à cauda da educação, de abandonarem a escola.
No dia em que se completam dois anos sobre a publicação do “ECD do ME”, João Dias da Silva lembra que “este ECD não valoriza, não reconhece os educadores/professores e sobretudo ignora o essencial, a relação professor/aluno”.
Por isso, a greve de hoje deve servir também para que o ME adopte, finalmente, uma “atitude negocial séria, que acolha as propostas sindicais, o que até agora nunca aconteceu”.
A propósito, o SPZN/FNE lembra a reunião do Secretariado Nacional da FNE, no próximo dia 28, em Lisboa, na qual serão aprovadas as linhas orientadoras para a revisão da estrutura da carreira e o novo modelo de avaliação de desempenho.
"O grande problema tem a ver com a divisão da carreira entre professores titulares e não titulares e com a ausência de uma formação adequada para os professores avaliadores", afirmou, sublinhando que continua a viver-se um indesejado clima de "intranquilidade" nas escolas.
Sexta-feira, dia 23, dirigentes do SPZN/FNE vão estar presentes na Assembleia da República, para assistir à apresentação, discussão e votação do projecto de lei do CDS que preconiza a suspensão deste modelo de avaliação.
Porto, 19 de Janeiro de 2009
Departamento de Informação e Imagem
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